sábado, abril 20, 2024
HomeEconomiaVendas no comércio aumentam 7,2% no último ano, diz IBGE

Vendas no comércio aumentam 7,2% no último ano, diz IBGE

Um levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quinta-feira (14) mostrou que as vendas no comércio brasileiro tiveram um aumento de 0,8% no mês de abril, quando comparado com o mês anterior.

Já quando comparado com o mesmo período do ano passado, esse crescimento foi de 6%. Quando considerado os últimos 12 meses, as vendas no comércio varejista subiram 7,2%. Já no acumulado do ano, o aumento registrado foi de 9,2%.

Já os dados do mês de maio mostraram que as vendas foram intensificadas em abril frente a março. Nesse mês, a alta inferior registrada foi e o,3%. De acordo com os dados do IBGE, no mês de março oito das dez atividades avaliadas mostraram aumentos quando considerado o volume de vendas.

Segundo o órgão, essa aceleração aconteceu por conta do bom desempenho obtido pelo ramo de móveis e eletrodomésticos, que marcou o crescimento de 1,5% nas vendas, de combustíveis, com 2,5%, equipamentos de informática, que registrou o aumento de 1,3% nas vendas, tecido, vestuário e calçados, com 1,1% e artigos farmacêuticos, com 0,9%.

Já o setor que apresentou uma queda significativa foi o de supermercados e lojas de alimentos e bebidas, que registraram uma queda de 0,8% nas vendas entre os meses de março e abril. O setor de livros, jornais, revistas e papelaria registrou uma diminuição de -2,9% nas vendas. Já a venda de artigos de uso pessoal e doméstico se manteve estavel na comparação, já que registrou uma pequena alta de 0,1% nas vendas.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias