Publicado em: sexta-feira, 06/07/2012

Venda do Galaxy faz com que Samsung bata recorde de lucro

A venda dos celulares inteligentes da Samsung Eletronics fez com que a companhia batesse o recorde de lucro trimestral. O dispositivo Galaxy atingiu a marca de US$ 5,9 bilhões de lucro. No entanto, a empresa sul-coreana ainda se preocupa com os impactos da crise europeia em suas vendas, já que a Europa é o maior mercado para a venda de eletrodomésticos e televisões.

Os smartphones da Samsung conseguiram aumentar a vantagem com relação aos dispositivos móveis das companhias rivais, como Nokia e Apple, mesmo com a falta de alguns itens provocada pelo aumento das vendas do modelo S III. Apesar das vendas dos smartphones ter sido bem maior do que o esperado, outros produtos, como bens eletrônicos e chips, estão sofrendo com a falta de demanda a crise do euro.

Plano de contingência

A crise europeia está preocupando tanto as companhias, que os executivos da empresa sul-coreana estão desenvolvendo um plano de contingência. Um dos executivos afirmou esta semana em um comunicado que a Europa é o maior mercado da companhia para estes produtos e que, se for necessário, a Samsung terá de cortar os custos e também aumentar os valores de determinados produtos.

De abril para julho, o euro teve uma queda de aproximadamente 5% com relação ao won da Coreia do Sul. A porcentagem atinge 8% se forem calculados os últimos 12 meses. A Samsung divulgou, na última sexta-feira, que é a maior empresa do mundo na fabricação de televisões, chips de memória e celulares, e possui um valor no mercado que atinge US$ 170 bilhões.