sexta-feira, abril 19, 2024
HomeTecnologiaVenda de televisores 3D aumenta no segundo semestre de 2012

Venda de televisores 3D aumenta no segundo semestre de 2012

Venda de televisores 3D aumenta no segundo semestre de 2012Para quem está pensando em comprar uma nova televisão, vale a pena pensar em adquirir a última geração das televisões em 3D. Esse modelo de televisão foi colocado no mercado precocemente, segundo vários comerciantes do ramo. As empresas que fabricam o aparelho esperavam que as vendas passariam dos 30 milhões de unidades. Porém, segundo DisplaySearch, consultoria de tecnologia afirma que em 2010 as vendas não passaram de 5 milhões de TV com a tecnologia de 3 dimensões.

No ano passado o cenário das televisões 3D começou a mudar. A venda passou de 21,5 mil televisores para 46 mil, isso em um mês. No mesmo ano, cerca de 5% dos aparelhos de televisão vendidos eram em 3D. Economistas dizem que isso se dá ao fato do preço ter diminuído consideravelmente. No mês de janeiro de 2012, a TV 3D saia por mais de 5 mil reais. Em agosto, o custo do mesmo aparelho estava por volta de 3 mil reais.

TV 3D passiva e ativa

As televisões em 3D do modelo ativo foram as primeiras a chegar ao mercado. As marcas pioneiras foram Samsung, Sony e Panasonic. A resolução dessa tecnologia é em full HD, afirma o gerente da empresa Sony Brasil. O efeito do 3D ativo oferece ao telespectador uma imagem superior, de mais de 1.900 pixels. Os óculos usados recebem a imagem da TV de uma forma ativa, abrindo e fechando a lente em sincronia com a imagem da tela. São até 240 imagens por segundo. O preço dessa tecnologia fica no óculos receptor. Ele custa em média 200 reais por unidade, além de ser mais pesado.

O efeito do 3D passivo é a alternativa para quem quer uma TV com a nova tecnologia, mas não quer gastar muito com isso. Os óculos são mais em conta, cerca de 40 reais a unidade, e também mais leves. O efeito do passivo está na tela, que se divide em duas categorias de luz e ângulos da imagem. As marcas que oferecem essa opção são LG e Philips.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias