Publicado em: terça-feira, 31/01/2012

Venda de bebidas nos estádios deve ser liberada

A venda de bebidas alcoólicas nos estádios de futebol deverá ser liberada durante a Copa do Mundo de 2014. O item é um dos mais polêmicos da Lei Geral da Copa, que ainda precisa ser votada pelo Congresso, algo que só deve ocorrer a partir de fevereiro ou março.

Entretanto, o texto elaborado pelo deputado Vicente Cândido (PT-SP) menciona a permissão da venda de álcool nas arenas, e teria que superar uma bancada na câmara que se mostrou contrário à ação. Porém, um acordo nos bastidores já teria sido costurado para aprovar o projeto.

Na visita do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, ao Brasil, os acertos já começariam ter sido debatidos. A CBF, na figura do diretor de seleções Andrés Sanchez, ex-presidente do Corinthians, também teria tido papel fundamental no lobby no Congresso.

A Fifa exige a aprovação da venda de bebidas por conta de um dos maiores patrocinadores da Copa do Mundo ser uma cervejaria. Atualmente o Estatuto do Torcedor proíbe o consumo e venda de álcool nos estádios, como uma medida para coibir a violência.