Publicado em: quinta-feira, 21/11/2013

Velocidade da Internet avança 31% em 12 meses

Velocidade da Internet avança 31% em 12 mesesA velocidade da conexão à rede mundial de computadores em banda larga fixa no Brasil aumentou em 31% nos nove primeiros meses deste ano se comparados com o mesmo período em 2012.

Atualmente, a velocidade mediana da banda larga fixa em território brasileiro é de 8,9 Mbps, conforme informações da consultoria NetIndex. Se avaliar desde 2010 até 2013, a velocidade mais do que duplicou, elevando de 4,4 Mbps para 8,9 Mbps.

Em conformidade com a Telebrasil, esse progresso é decorrência do avanço nos três suportes que têm intenso controle na velocidade da rede como um todo: primeiramente, as operadoras proporcionam cada vez mais banda pelo idêntico valor a seus consumidores; por conseguinte, aumentaram as aquisições em infraestrutura, uma vez que nos primeiros seis meses do ano atingiram a soma de R$ 11,2 bilhões; e, por fim, os aparelhos dos clientes estão mais rápidos, com sistemas operacionais de superior performance.

A velocidade da banda larga fixa, além disso, tem sido evidenciada pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) nas avaliações no mês apregoadas pelo órgão fiscalizador. Segundo as informações de setembro, as prestadoras estão conferindo ao usuário uma velocidade média da banda larga fixa que muda entre 80% e 103% do que foi acordado.