Publicado em: quarta-feira, 10/07/2013

Veículo da Nasa vai a Marte procurar vida

Veículo da Nasa vai a Marte procurar vidaA Nasa vai enviar a Marte um veículo-robô para uma exploração no planeta que começará em 2020. Esta exploração vai procurar intensamente vestígios que apontem algum tipo de vida naquele planeta, as investigações são validas para vidas passasdas, já que vida atual nas superfícies deste Planeta Vermelho já foi descartada pelos cientistas, os mesmo que anunciaram o projeto e a próxima viagem.

A Equipe de Definição Científica que faz parte da Agência Espacial Americana (SDT) trabalhou neste projeto durante um período de cinco meses antes de anunciar seu relatório que conta com 154 páginas preenchidas com todas as propostas marcianas específicas para este novo veículo.

Pela primeira vez na história uma missão poderá usar análises microscópicas e também fazer coleta de amostras das rochas do planeta para envio ao planeta Terra, possivelmente para que se possa realizar ainda outros testes nestes materiais coletados. O objetivo é através desta pesquisa dos recursos naturais marcianos planejar uma viagem humana futura a este planeta.

Ao projeto foi batizado pelos cientistas de Missão Marte 2020 sua base de trabalho realizado é seu veículo-robô, o “Curiosity” feito pela Nasa, ela já faz a exploração de Marte, começou em agosto do ano passado e obteve alguns sinais de uns ambientes que poderiam ter sido potencialmente habitados.

O diretor da Divisão de Ciências Planetárias na NASA, Jim Green, acredita que esta missão fomentará um grande avanço no sentido de buscas de sinais de vida fora do planeta Terra, mais precisamente em Marte.

O próximo passo de acordo com a NASA analisar recomendações dos cientistas e esforçarem-se para atender a estes pedidos, adquirindo os instrumentos científicos e dispositivos que tenham maior resolução em imagens, como microscópios, ferramentas usadas para detecção de carbono biscas de elementos biológicos entre muitos outros usados para pesquisar a superfície de Marte. Tornando possível o sucesso do projeto que ele pode ter.