Publicado em: sexta-feira, 09/11/2012

Valor do IPVA para veículos cairá 10% no ano que vem devido a queda no IPI

Valor do IPVA para veículos cairá 10% no ano que vem devido a queda no IPICom a redução do IPI que o governo federal determinou a prorrogação até o final do ano para os veículo zero km, cairá também o valor cobrado no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) que os proprietários pagarão no Brasil no início de 2013.

A queda no imposto que os estados cobram vai ser de 10% ou mais para a maior parte dos carros de passeio, conforme aponta estudo dos preços de mercado de veículos usados realizado pela agência AutoInforme/Molicar.

Para alguns modelos, a redução pode chegar em 15%. Se houver desconto na inflação, o valor será ainda menor. Está previso que a inflação para 2012 fique próxima a 5%, com isso a redução pode chegar em 20% ou superar este valor.

Pagar menor carga tributária em um país onde a quantidade de impostos é elevada, o que equivale a aproximadamente de 36% do PIB, deveria animar os contribuintes, mas não é o que ocorre com a queda do IPVA.

Como o valor do imposto é dado conforme os automóveis e outros veículos valem no período, isto demonstra que a quantidade de patrimônio que as pessoas detêm vale cada dia menos. Olhando no sentido financeiro, ia ser bem mais vantajoso que se pagassem um valor maior em um bem para que ele pudesse valer um preço maior.