Publicado em: quinta-feira, 19/04/2012

Vale recebe multa de R$ 1,2 milhões do governo de MG

Além de todas as cobranças de tributos da Receita Federal e também de autoridades na Suíça, a mineradora Vale está sofrendo com mais um incerto fiscal, pois a Fazenda de Minas Gerais processou a empresa em R$ 1,2 bilhão. Este valor é a resultado da soma de seis processos relacionados à supostas dívidas de imposto sobre circulação de mercadorias e serviços (ICMS) que dizem respeito somente ao ano de 2006.

Estas multas têm relação com as operações de transferência de minério de ferro que foram realizadas entre os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, local em que se localiza o principal porto de exportação da Vale. Além disso, foram motivadas por uma diferença na base de cálculo que foi utilizada na cobrança do ICMS no transporte entre os estados do minério de ferro.

A Vale vai contra a dívida e deve recorrer na esfera administrativa. Contudo o caso ainda nem está na Justiça, de modo que a mineradora não reservou recursos para uma possível perda judicial. Entretanto, a mineradora confessa que o caso tem potencial para causar danos às suas contas.