Publicado em: quarta-feira, 11/04/2012

Vale possui US$35 bilhões para investimentos

A mineradora Vale gastou aproximadamente 13,5 bilhões de dólares em obras dos seus 20 principais projetos somente durante o ano de 2012. Murilo Ferreira, presidente da Vale anunciou ontem a planilha de gastos com investimentos na empresa. Os investimentos que já foram aprovados estão avaliados em 48,5 bilhões de dólares. Esse valor precisa ser aplicado em investimentos do setor dentro de pelo menos quatro anos. Essas declarações foram feitas por Ferreira depois de um almoço em sua homenagem na Associação Comercial do Rio de Janeiro.

Fazendo as contas, a Vale ainda possui 35 bilhões de dólares para investir, informou Ferreira. O presidente da empresa falou ainda dos planos de investir na infra-estrutura da empresa que mais produz minério de ferro do mundo. Ele ressaltou que o maior projeto da empresa não está incluso neste valor e será submetido ao conselho de administração ainda neste semestre. O projeto ainda não recebeu licenciamento para ser operado na região. Trata-se do Serra Azul, no estado do Pará. O licenciamento ambiental deve sair em poucos meses e as obras logo começarão.

Projeto novo tem capacidade para 90 milhões de toneladas

O projeto que ainda espera pelo licenciamento tem capacidade estimada em 90 milhões de toneladas. Para a sua realização serão investidos em torno de 19,5 bilhões dólares. Neste valor está incluso a duplicação de uma ferrovia e a construção de um novo porto em São Luís, no Maranhão. O porto deverá auxiliar no escoamento da produção. Somente para desenvolver a mina o gasto está estimado em 8 bilhões de dólares. Segundo Ferreira, a região já produziu entre 1995 e 2011 cerca de 100 milhões de toneladas, sendo que com o projeto serão mais 90 milhões. A previsão é que o projeto seja concluído em 2016 em função do atraso no licenciamento que é necessário para iniciar as obras.