Publicado em: terça-feira, 17/01/2012

Valcke faz críticas ao Brasil

O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, endureceu seu discurso em relação ao Brasil. Em sua primeira visita ao país para inspecionar o andamento da organização do Mundial de 2014, Valcke disparou contra os brasileiros, criticando as exigências feitas junto à entidade que rege o futebol internacional.

O maior alvo das críticas do dirigente é com relação à Lei Geral da Copa, que ainda está tramitando no Congresso. Valcke quer pressa para que o texto seja aprovado, atendendo aos desejos da Fifa. Entretanto, o projeto já se arrasta por meses entre os deputados, e deve ser votado somente após fevereiro.

A Lei Geral trata de assuntos que interessam diretamente à Fifa, como, por exemplo, a venda de ingressos para idosos e estudantes, além da liberação da comercialização de bebidas alcoólicas nos estádios. Ambos os itens causam divergências entre os parlamentares.

Jérôme Valcke está no Brasil e após se reunir com o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, fará inspeções nas obras do Castelão, em Fortaleza, e em seguida em Salvador, na Fonte Nova. As demais cidades deverão ser visitadas em outras datas.