Publicado em: quarta-feira, 14/12/2011

Vagas para graduação no exterior já estão abertas

Os interessados em uma das bolsas de graduação no exterior oferecidas pelo governo federal á podem realizar a sua inscrição. A presidente Dilma Rousseff lançou a abertura do período nesta terça-feira (13) em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto junto ao programa Ciências Sem Fronteiras, que busca aumentar o numero de estudantes brasileiros em universidades internacionais. As inscrições devem ser feitas exclusivamente no site do programa.

Estão abertas 12,5 mil vagas para as bolsas que serão oferecidas em seis países. Esta é a segunda vez que o Ciência Sem Fronteiras aplica um edital. O programa foi anunciado em julho deste ano e deve oferecer 100 bolsas de estudo até o ano de 2014. Destas, 75 mil serão mantidas pelo governo, enquanto 25 mil serão oferecidas a partir da iniciativa privada.

Os candidatos deveram realizar a sua inscrição até o dia 15 de janeiro. A seleção acontece a partir da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os aprovados deverão começar as aulas no exterior entre os meses de agosto e setembro do ano que vem.

As bolsas de estudo são oferecidas a partir da modalidade sanduiche, onde o candidato realiza uma parte da sua graduação em universidade do exterior. O Ciência sem Fronteiras mantém convênios com universidades na Alemanha, estados Unidos, Franca, Itália e Rino Unido. Já no Canadá, será oferecida bolsas em cursos de tecnologia.