sexta-feira, abril 26, 2024
HomeSaúdeVacinação contra sarampo no Rio de Janeiro prorrogada até o final do...

Vacinação contra sarampo no Rio de Janeiro prorrogada até o final do mês

O Estado do Rio de Janeiro adiou o final da campanha de vacinação contra o sarampo para o dia 30 de julho. O prazo encerrava na próxima sexta-feira (22), mas será estendido devido ao baixo índice de cobertura, equivalente a 71,70% da meta. A Secretaria Estadual de Saúde informou nesta quarta-feira (20) que a nova data deve compor um Dia D contra a doença e que a expectativa é atingir a vacinação em pelo menos 1 milhão de crianças com idade entre um e sete anos, que corresponde a 95% do público-alvo.

Em nota, o superintendente de vigilância ambiental e epidemológica da Secretaria Estadual de Saúde, Alexandre Chieppe, alertou que as crianças devem receber a vacina tríplice viral e que a vacina é a única medida para impedir a re-introdução do vírus no estado.

Além do Rio de Janeiro, a vacinação contra o sarampo se estende, até o dia 22 de julho, em Alagoas, Pernambuco, Minas Gerais, São Paulo, no Rio Grande do Sul, Ceará e na Bahia . Os estados tem a campanha em data diferenciada devido a grande entrada e saída de pessoas no país durante as férias. O sarampo já é uma doença erradicada no país, mas nos últimos meses foi detectada uma epidemia da doença na Europa, principalmente na França.

A Secretaria de Saúde da cidade do Rio da Janeiro também promove a vacinação aos taxistas e pessoas que trabalham no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim. O sarampo é considerada uma doença altamente contagiosa, cujos principais sintomas são tosse seca, febre, coriza, conjuntivite e manchas avermelhadas na pele. O contágio ocorre por meio de secreções expelidas ao respirar, falar e tossir.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias