Publicado em: sábado, 05/05/2012

Vacinação contra gripe tem início hoje em todo o país

Começa hoje a 14ª edição da Campanha de Vacinação Contra a Gripe. A campanha está acontecendo em todos os estados e está programada para acontecer até o dia 25 de maio. Ao todo, são mais de 65 mil postos de saúde que podem aplicar a vacina em crianças, idosos, grávidas e indígenas. Também haverá postos móveis durante o período de campanha. O objetivo do governo é imunizar 80% das pessoas que são consideradas pelo Ministério da Saúde como vulneráveis à gripe. Essa população chega a aproximadamente 30,1 milhões em todo o país. A campanha de 2012 é semelhante àquela realizada em 2011, pois deverão receber a vacina as mesmas classes de risco.

Na campanha de 2012 os detentos também serão imunizados

Com a vacina, a pessoa ficará imune a gripes sazonais e também a influenza A (H1N1), conhecida como “gripe suína” ou “gripe A”. Este ano, além das pessoas citadas acima, também receberão a vacina os detentos. Espera-se que aproximadamente 500 mil presos recebam a imunização durante a campanha. Isso evita a manifestação da doença, já que vivem aglomerados. Outras pessoas que poderão receber a vacina são os portadores de HIV ou quem tiver alguma doença crônica. Para isso precisam apresentar a receita médica nos postos de saúde.

Vacina também pode ser tomada em laboratórios particulares

A vacina pode também ser encontrada em laboratórios particulares no preço de R$ 50 a R$ 119. Nestes locais, podem ser imunizadas as pessoas que se encontram fora do grupo que recebe a vacina na rede pública. Conforme explicou Claudia Figueiredo Mello, infectologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, a vacina pode ser aplicada em qualquer pessoa com mais de seis meses de vida. É preciso observar também se a pessoa não tem ou já teve algum problema com os componentes da vacina.