Publicado em: sábado, 21/01/2012

Vacinação contra aftosa no MT supera recorde de 2006

O estado do Mato Grosso conseguiu vacinar pouco mais de 29 milhões de bovinos e bubalinos contra o vírus da febre aftosa em 2011. O número foi registrado durante a campanha de vacinação que aconteceu em novembro e previa a imunização de rebanhos completos de todas as idades. As ações de prevenção foi realizadas em 141 municípios do estado.

Com este total, o estado conseguiu vacinar 99,76% dos plantel desejado. Os dados da vacinação foram divulgadas pelo Instituto de Defesa Agropecuária do Estado (Indea), nesta sexta-feira (20). O presidente do Indea, Valney Souza Côrrea avaliou a vacinação como positiva. Apenas 0,24% do total de animais não conseguiram aplicar as doses. Aqueles produtores que não conseguiram realizar a vacinação completa deverão ser notificados para providenciar novas doses.

“Esse resultado nos dá segurança. A expectativa era vacinar quase 30 milhões de animais, mas não foi feito pois em 2011 aumentou o número de abate de fêmeas”, comentou o presidente. Neste ano, foram realizadas três etapas de vacinação. O resultado foi avaliado como o melhor dos últimos cinco anos. em 2006, pouco mais de 26 milhões de cabeças foram vacinadas.

“Vacinar 29 milhões de cabeças é totalmente diferente. As dificuldades aumentaram e o rebanho também. Aumentamos o índice dentro de um rebanho muito maior do que era em 1993”, disse Côrrea.