Publicado em: sexta-feira, 08/07/2011

Vacinação contra a pólio: Brasil atinge meta

O Ministério da Saúde informou nesta quinta-feira (7) que a vacinação contra a poliomielite atingiu 98,21% das crianças brasileiras na faixa etária de zero a cinco anos. A meta superou a marca do governo, que esperava atingir 95% de cobertura vacinal.

Até ontem, 13.894.650 crianças foram vacinadas contra a pólio no Sistema Único de Saúde (SUS). Porém, é necessário fazer o reforço da dose com as duas gotinhas, que está marcado para o dia 13 de agosto, em todo o país.

Em relação ao sarampo, foi registrado o total de 8.251.893 crianças que receberam a vacina tríplice, que representa a quantia de 80,48% da população-alvo estipulado pelo Ministério. A primeira fase da campanha vai até o dia 22 de julho, nos estado de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A meta que o governo deseja atingir é de vacinar 95% de um total de 10.253.073 crianças na faixa etária de zero a sete anos.

Nos outros estados brasileiros e no Distrito Federal, as crianças irão receber a vacina contra o sarampo entre os dias 13 de agosto e 16 de setembro. A dose da vacina tríplice é recomendada mesmo para as crianças que já tinha sido imunizadas anteriormente, segundo orientação do Ministério da Saúde.