Publicado em: quarta-feira, 02/04/2014

Vacinação contra a gripe começa no dia 22 em todo o Brasil

Vacinação contra a gripe começa no dia 22 em todo o BrasilComeça no próximo dia 22 a campanha de vacinação contra gripe, que abrange todo o país, e vai durar até 9 de maio. O dia da mobilização nacional será no dia 26, com diversas ações realizadas em vários pontos do Brasil para aumentar os índices de vacinados.

A novidade deste ano é a expansão do grupo de crianças, que antes ia de seis meses a dois anos incompletos, e agora vai até os cinco anos incompletos. O anúncio oficial da campanha, com a divulgação da estratégia de mobilização, aconteceu nesta quarta-feira (02).

O governo estipulou como meta a vacinação de quase 50 milhões de pessoas em todo o país, e o Ministério da Saúde estima atender ao menos 80% deste público, considerado como a parcela de maior risco de contaminação com o vírus.

Além das crianças, os grupos definidos pelo governo federal pessoas a partir de 60 anos, profissionais da saúde, índios, mulheres grávidas ou que tenham ganhado bebê a menos de 45 dias, população carcerária e portadores de doenças crônicas ou de outras condições clínicas especiais.

Prevenção

O ministro da Saúde, Arthur Chioro, salientou que as recomendações de vacinação e outras posturas preventivas contra a gripe devem ser tomadas em todo o país, independente de características climáticas de cada região. Ainda segundo ele, profissionais da saúde serão preparados para atender pessoas com gripe em todos os estados do Brasil, o que inclui o abastecimento das unidades de saúde e hospitais com antivirais.

A Organização Mundial da Saúde foi quem recomendou quais grupos deviam ser considerados prioritários, com base em estudos e pesquisas epidemiológicas, além do acompanhamento da evolução do vírus e sua resistência a tratamentos pós-infecção.

De acordo com o Ministério da Saúde, o medicamento aplicado é seguro, e evita maiores complicações causadas pela doença, como necessidade de internações e até mesmo o óbito.