quinta-feira, abril 25, 2024
HomeSaúdeVacina para gripe em 2012 usará mesmo vírus utilizado em 2011

Vacina para gripe em 2012 usará mesmo vírus utilizado em 2011

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou uma resolução na edição do Diário Oficial da União desta quinta-feira (10) onde informa que as vacinas da gripe que vão ser aplicada no país no ano que vem serão iguais as que foram administradas em 2011. Esta medida atende as últimas recomendações estabelecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a saúde no hemisfério Sul.

Com a nova norma, as vacinas poderão conter apenas três tipos de vírus, que deve começar a ser produzidas em 2012. A ANS permite a utilização de um vírus semelhante ao da influenza A H1N1, um com a influenza A H2N2 e outro que se parece com o da influenza B.

Apesar de serem as mesas doses, a Avisa orienta que aqueles pacientes que receberam a imunização neste ano, repitam a dose em 2012, uma vez que estas vacinas possuem validade de 12 meses.

A norma também proíbe o uso de diferentes vírus. Aquelas vacinas que estiverem fora da determinação serão destruídas e o laboratório deverá deixar de comercializar e produzir. A aplicação da medida é imediata.

Aqueles laboratórios que foram aprovados a utilizar outros tipos de vírus em 2011 continuam com esta licença válido e não precisa atender a nova determinação da Anisa em 2012.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias