Publicado em: terça-feira, 06/08/2013

Vacina contra HIV desenvolvida no Brasil será testada em macacos

Vacina contra HIV desenvolvida no Brasil será testada em macacosUma vacina contra o vírus HIV, causador da Aids, foi desenvolvida no Brasil e agora, durante o segundo semestre deste ano, deverá ser testada em animais. As vacinas desenvolvidas por brasileiros terão sua eficácia testada em macacos.

A previsão é de que em dois anos essas experimentações possam mostrar qual é a maneira de imunização que seria a mais certeira para ser utilizada em seres humanos.

Depois dessa fase de teste em animais, vem a próxima. Caso haja dinheiro suficiente, começarão a ser feitos os primeiros testes clínicos para avaliar a eficiência da vacina.

A vacina, que está sendo chamada de imunizante HIVBr18, está sendo desenvolvida por Simone Fonseca e Edecio Cunha Neto, que são pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

O projeto está sendo desenvolvido por meio do Instituto de Investigação em Imunologia, que faz parte do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia, um programa que faz parte do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. O projeto ainda é apoiado pela Famesp de São Paulo.

Desenvolvimento da Vacina contra o HIV

O desenvolvimento da pesquisa contra o HIV começou no ano de 2001. No início, os pesquisadores levaram em consideração o sistema imunológico de um grupo de pessoas que eram portadoras do vírus HIV, mas que conseguiam manter a doença sobre controle por mais tempo e por isso demoravam mais para ficarem doentes. No sangue desses pacientes, havia mais linfócitos T do tipo CD4, que é visado pelo HIV, do que o normal. A partir disso, desenvolveram inúmeros estudos até que a vacina fosse desenvolvida.