Publicado em: terça-feira, 16/08/2011

Usuários do Facebook, Twitter e Orkut estariam ‘cansados’ das redes sociais

Pesquisa realizada pela consultoria Gartner, especializada em tecnologia da informação, mostra que os usuários das redes sociais estão ficando “cansados” das ferramentas desenvolvidas para incentivar a interação online. Entre as redes analisadas, o Facebook, Twitter e Orkut demonstram esses sintomas. No total, foram avaliadas 6,3 mil pessoas, com idades que variam entre 13 e 74, residentes em 11 países dentro dos grupos dos desenvolvidos e emergentes.

De acordo com o diretor de pesquisas da Gartner, Brian Blau, “O fato de 31% do grupo na categoria ‘aspirantes’ (mais jovens, que circulam por vários ambientes e com uma percepção mais aguçada sobre as marcas) indicarem que estão cansados de redes sociais é algo que os provedores dessas redes devem monitorar, porque eles precisarão inovar e variar para manter a atenção do consumidor.” Além disso, o estudo apontou também que os sinais de “fadiga” foram percebidos em usuários mais antigos das redes sociais.

Para tentarem entender os motivos que levam ao “cansaço” das redes sociais, as pessoas entrevistadas demonstraram maior concordância na questão na privacidade e com relação à superficialidade dos comentários postados. No primeiro caso, os internautas teriam deixado de usar as ferramentas por não desejarem que seus contatos soubessem demais sobre as suas vidas.

Especificamente no Brasil, os pesquisadores tiveram contato com 581 pessoas. A principal rede social do país é o Orkut, sendo que na sequência vem o YouTube e o Facebook. O estudo constatou que, apesar de o Brasil ser mostrado como um entusiasta das redes sociais, esse fato não foi comprovado na prática.