sábado, abril 20, 2024
HomeEducaçãoUSP está entre as 200 no ranking mais importante de universidades

USP está entre as 200 no ranking mais importante de universidades

Divulgado nessa quarta-feira, dia 5 de outubro, o ranking de universidades da Times Higher Education (THE), aponta a Universidade de São Paulo como a 178º. A USP subiu 54 posições, sendo a primeira universidade brasileira a aparecer entre as 200 mundiais, desde que o THE foi criado há oito anos.

A USP é a melhor universidade da América do Sul, seguida da Unicamp, que está entre a 276º e 300º. Depois vem a PUC do Chile, que se classifica entre a 351ª e 400ª. A Universidade de São Paulo divulgou que irá se pronunciar sobre o ranking nesta quinta-feira, dia 6 de outubro.

A Universidade de Harvard, também de maneira inédita, perdeu o primeiro lugar na lista do THE neste ano. Os avaliadores escolheram o Instituto Tecnológico da Califórnia como a melhor. Nessa instituição está o Laboratório de Propulsão de Jatos da Agência Espacial Americana (Nasa). Não é preciso duvidar que a instituição Caltech, como é conhecida, é excelente, sendo que trinta de seus ex-alunos já levaram prêmios Nobel.

Phil Baty, editor do ranking, afirma que a diferença entre as instituições de ensino superior listadas como as melhores é muito pequena. Ele disse que a Caltech venceu Harvard porque possui índices um pouco melhores com relação ao número de pesquisas, reputação, influência, verbas e renda. Baty ressalta que o dinheiro tem papel decisivo para determinar a classificação das instituições.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias