quinta-feira, abril 25, 2024
HomeEducaçãoUSP e Unicamp fazem parte do ranking das melhores universidades do mundo

USP e Unicamp fazem parte do ranking das melhores universidades do mundo

A Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) são as únicas duas universidades brasileiras que fazem parte da lista de 300 melhores instituições de ensino superior do mundo, que foram elencadas pelo QS World University Ranking, da Inglaterra. A USP está ocupando a 169ª posição, com 50,7 pontos, já a Unicamp ocupa a 235ª posição com 42,2 pontos.

Para poder participar desta lista os critérios do ranking são elaborados baseados na opinião de estudantes, funcionários, o número de citações cientificas das instituições, o número de alunos de outros países na instituição e a reputação acadêmica. Para a pesquisa que deu origem ao ranking deste ano foram ouvidas 33 mil estudantes universitários de todo o mundo e também 16 mil empregadores de acadêmicos recém-formados. A avaliação foi feita em 700 universidades em todo o mundo.

As primeiras colocações deste ano continuaram as mesmas de 2010. A Universidade de Cambridge ficou em 1° e a Universidade de Harvard ocupa a 2ª colocação, e o Massachusetts ficou em 3° lugar, duas colocações a mais que no ano anterior. As duas universidades brasileiras ganharam posições este ano em comparação com o ano passado, a USP ficou em 253° lugar e a Unicamp em 292° em 2010. Ou seja, a USP subiu 84 posições.

O crescimento da USP se deve ao esforço da instituição para se universalizar, está uma das principais bandeiras levantadas pelo novo reitor da universidade. Ele anunciou no ano passado a construção de um local para os estudantes estrangeiros morarem durante o curso.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias