Publicado em: segunda-feira, 03/12/2012

USP e Unesp disponibilizam cursos on-line no Brasil

USP e Unesp disponibilizam cursos on-line no BrasilDuas das maiores universidades presentes no Estado de São Paulo foram as pioneiras em oferecer cursos nos moldes em que ocorrem nas de universidades de fora do país. A diferença entre brasil e exterior está na emissão dos diplomas.

O primeiro deles foi o chamado Unesp Aberta, que teve seu lançamento feito no mês de junho. Neste projeto, é possível que sejam assistidos aproximadamente de 300 vídeos on-line, e que sejam acessados materiais que foram escritos e imagens de várias disciplinas completas que a universidade oferece. O site que é elaborado pelo Núcleo de Educação a Distância (NEaD) da universidade, faz a divisão dos conteúdos por área de conhecimento=, sejam elas humanas, exatas ou biológicas.

Já o outro projeto que tem destaque, teve seu lançamento no final do mês de agosto, é o site com vídeos da USP, que também consta com algumas disciplinas de maneira completa. Dessa forma como ocorre com a Unesp, é oferecida buscas por palavras-chave e ocorrem divisões conforme as áreas do conhecimento. Também pode-se buscar informações pelo nome de um professor.

A ideia é que em 2013, o sistema possa ser integrado junto com a base de dados das bibliotecas da universidade, que fazem com que os conteúdos apontados sejam físicos e digitais.

Hoje, dentro do portal da USP, a área das humanas com 445 vídeos é a que contém mais vídeos. Logo após, estão exatas com 385, e biológicas que tem 174.

A aula que teve mais acessos é a de Introdução às Derivadas e Integrais, ministrada pelo professor Vanderlei Bagnato, do Instituto de Física de São Carlos.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) também tem um site para realizar educação a distância que é aberto para todos. Porém, a iniciativa não traz disciplinas inteiras e não há buscas por determinado assunto.