sexta-feira, abril 26, 2024
HomeEducaçãoUSP é a melhor universidade da América Latina, diz ranking

USP é a melhor universidade da América Latina, diz ranking

A Universidade de São Paulo, que é mais conhecida apenas através da sigla USP, foi apontada como a melhor universidade da América Latina. A instituição de ensino superior aparece na primeira colocação de um ranking que foi publicado nesta quarta-feira (13) pela Quacquarelli Symonds, uma instituição britânica responsável pela divulgação da classificação.

Além da USP, também aparecem nas dez primeiras posições do ranking outras universidades brasileiras, como a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). A Unicamp apareceu em terceiro e a UFRJ ocupou o oitavo lugar. No ano anterior, a instituição fluminense tinha ficado na 19ª posição.

Outras brasileiras a aparecer no ranking são: Universidade Federal de Minas Gerais (13ª), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (14ª), Universidade Federal de São Paulo (15ª), entre outras.

Em relação ao número de instituições de ensino superior que ocuparam posições na lista de melhores universidades latino-americanas o Brasil ganha destaque por ser o país com o maior número de universidades na lista. Ao todo, são 65 universidades que compõe a lista das 250 melhores instituições da América Latina.

O ranking foi elaborado a partir das entrevistas feitas com mais de 14 mil acadêmicos de todo o continente e de 11 mil empregadores. Os quesitos que são considerados para a elaboração da classificação são ensino, pesquisa e empregabilidade de internacionalização.

Confira abaixo as instituições de ensino superior que ocupam as dez primeiras posições do ranking elaborado pela QS:
1- Universidade de São Paulo
2- Pontificia Universidad Católica de Chile
3 – Universidade Estadual de Campinas
4 – Universidad de Chile
5 – Unam (Universidad Nacional Autónoma de México)
6 – Universidad de Los Andes Colombia
7 – Itesm (Tecnológico de Monterrey)
8 – Universidade Federal do Rio de Janeiro
9 – Universidad de Concepción
10 – Universidad de Santiago de Chile

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias