Publicado em: sexta-feira, 17/02/2012

Uso de SMS no Brasil cresce 69%

Dificilmente uma pessoa não tem um celular hoje em dia. Com tantas promoções ficou muito fácil comprar um aparelho e, além disso, as operadoras de telefonia móvel estão fazendo sempre mais ofertas em pacotes de seus serviços. Com a expansão no mercado de smartphones no Brasil e a tecnologia sendo cada vez mais explorada pelos usuários, a utilização das mensagens de texto, conhecidas como SMS, teve um aumento de 69% no país no ano de 2011.

Este dado faz parte do estudo anunciado pela consultoria Acision. De acordo com o diretor da Quanti Pesquisa de Mercado, que participou do processo do estudo, Carlos Humberto Perissé, o aumento no envio das mensagens de textos por parte dos usuários de telefones móveis se dá ao fato das operadoras que prestam o serviço oferecerem aos seus clientes pacotes “agressivos” e preços concorrentes no mercado.

Número de quem usa o serviço continua o mesmo

Mesmo com o aumento no número total de mensagens de texto enviadas, a porcentagem de brasileiros que utiliza este serviço permaneceu igual no mesmo período do ano anterior, com 89% de usuários.

De acordo com Perissé, o maior impedimento daqueles que não utilizam o serviço é não saber como ele funciona ou não gostarem de escrever no celular, por este motivo preferem fazer uma ligação a mandarem um SMS. Ele ainda afirma que a rejeição é maior quando a pessoa não possui um smartphone, pois os outros aparelhos não têm um teclado bom para escrever as mensagens.

A pesquisa aponta que o Brasil está atrás de vários países na América Latina no envio de mensagens de texto. A Venezuela ocupa o primeiro lugar do ranking, seguida de Argentina, Uruguai e México. O Brasil está logo atrás, seguido por Colômbia, Peru e Chile.

Segundo o vice-presidente da Acision na América Latina, Vancrei Oliveira, as empresas de telefonia deverão fornecer aos seus clientes serviços personalizados e exclusivos para que esta taxa continue a crescer. Entre os serviços que as operadoras poderão oferecer estão pacotes que tenham a opção de armazenar as mensagens on-line.