Publicado em: quinta-feira, 06/06/2013

Usina de Fukushima tem mais um vazamento de água contaminada

Usina de Fukushima tem mais um vazamento de água contaminadaO operador da usina nuclear de Fukushima, que teve problemas após o forte terremoto na região do Japão que seguiu a um Tsunami no ano de 2011, confirmou durante esta quarta-feira (5) que encontraram um novo vazamento de água contaminada em um tanque de resfriamento do local.

Conforme aponta a Tokyo Electric Power, este vazamento foi detectado em um tanque circular que fica junto aos reatores. O chefe Shunichi Tanaka da controladora, disse que o problema foi contornado de maneira imediata, porém reconheceu que o acidente foi algo grave.

Esta falha teve sua confirmação depois que a Tepco detectou durante o início da semana um crescimento de quantidades de césio no solo, que é um elemento radioativo. O terremoto causou danos para a estrutura de Fukushima, e a controladora buscou controlar a temperatura dos reatores, que tiveram vazamento depois do abalo sísmico.

Porém a quantidade de vazamentos nestes reservatórios que tem abrigado água contaminada utilizada para resfriar pilhas nucleares tem sido frequente. Os casos anteriores ocorreram nos meses de março e de abril, quando foram encontrados quatro escapes de água em tanques subterrâneos da usina.

No período, a Tepco disse que necessita de um espaço maior para que armazenasse água e fez a solicitação de uma autorização para o governo japonês para que pudesse despejar o resíduo para o resfriamento no mar. Este acordo necessita de uma aprovação de pescadores, que há dois anos estão trabalhando de maneira reduzida naquela região.