Publicado em: sábado, 23/07/2011

Uruguai x Paraguai – Copa América 2011

De um lado uma seleção que tenta comprovar seu renascimento para o futebol internacional, do outro, uma equipe que ainda não venceu nenhum jogo na competição, mas que demonstrou ter uma forte defesa. Este é o perfirl de Uruguai e Paraguai, que protagonizam às 16 horas deste domingo (22) a final da Copa América 2011.

O Uruguai busca o título que conquistou pela última vez em 1995, e mais do que isso, quer coroar uma geração que recolocou o futebol uruguaio no mapa mundial. No ano passado, o Uruguai foi quarto colocado na Copa do Mundo, e este ano, além de garantir vaga na decisão da Copa América, ainda viu o Peñarol decidir com o Santos a Copa Libertadores da América.

Já o Paraguai não figurava entre os favoritos ao título no início da Copa América, mas ao longo da competição cresceu, embora, curiosamente, não tenha vencido nenhuma partida até agora. Um dos destaques da equipe é sua defesa, juntamente com seu goleiro Justo Villar.

Em comum, está o fato de os dois finalistas terem eliminados os dois maiores favoritos ao título da Copa América. O Paraguai bateu o Brasil na decisão nos pênaltis, assim como a seleção uruguai, que barrou a Argentina, que além de ter o atual melhor jogador do mundo, Lionel Messi, ainda jogava em casa na competição.