Publicado em: quinta-feira, 16/02/2012

UPE: instituição inicia inscrições para curso pré-vestibular gratuito

A UPE (Universidade de Pernambuco) abriu as inscrições para seu curso pré-vestibular, o Prevupe, ontem (15), desde as 15 horas. As aulas preparatórias são gratuitas e focadas nos ex-alunos e estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio na rede pública de ensino. As inscrições podem ser feitas no site da UPE até o dia 18 de março.

Estão sendo disponibilizadas 6,3 mil vagas, espalhas em 25 cidades de Pernambuco, em todas as regiões do estado. Os municípios com maior número de vagas são: Recife, com 900 vagas, Nazaré da Mata, com 400 e Garanhuns, também com 400. A prova para seleção dos candidatos acontece no dia 15 de abril, das 8h15 às 12h15. O exame é constituído de 40 questões de múltipla escolha. O resultado deverá ser divulgado até o dai 24 de abril, para que as aulas comecem no dia 5 de maio.

As aulas serão ministradas por alunos das faculdades de formação de professores da UPE com conteúdo do ensino médio. As aulas também serão supervisionadas pela equipe da instituição responsável pela coordenação do curso. As escolas para realização das aulas foram cedidas pela Secretaria Estadual de Educação e devem acontecer aos sábados, das 8h às 17h e aos domingos, das 8h às 12h.

A inscrição

A taxa de inscrição para realização da prova é de R$ 20,00. Apesar do valor, os interessados podem solicitar a isenção desta taxa até o dia 29 de fevereiro, através do site da UPE. A lista com os selecionados será divulgada no dia 9 de março.

No ano passado, em 2011, 365 estudantes do Prevupe conseguiram ingressar na UPE, 333 na UFPE, 87 na UFRPE e 53 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE).

As cidades que possuem vagas para o Prevupe são: Afogados da Ingazeira, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Cabo de Santo Agostinho, Camaragibe, Caruaru, Exu, Garanhuns, Goiana, Itapissuma, Jaboatão dos Guararapes, Limoeiro, Nazaré da Mata, Olinda, Palmares, Paulista, Petrolina, Recife, Salgueiro, Serra Talhada, Santa Maria da Boa Vista e Vitória de Santo Antão.