Publicado em: segunda-feira, 22/08/2011

Universitários do RS criam site de compras coletivas para ‘vender’ moradores de rua

Aproveitando a onda das empresas de compras coletivas, que lançaram essa nova modalidade de consumir por sites na internet, dois universitários do Rio Grande do Sul publicaram uma nova opção para essa tendência. Batizado de ‘Mendigo Urbano’, nome que permite fazer referência ao site ‘Peixe Urbano’, a ideia une uma iniciativa de caráter social com o bom humor. Com isso, os universitários “vendem” os mendigos publicados no site para estimular a solidariedade coletiva.

O texto publicado na página inicial do site explica que “Mendigo Urbano é uma iniciativa social criada para ajudar e dar oportunidades a moradores de rua. Idealizada a partir do conceito de compras coletivas, o site deseja unir as pessoas por uma causa muito nobre: ajudar o próximo.” Até o momento, somente quatro mendigos do sexo masculino aceitaram se colocar “à venda” na página, mas a expectativa é que esse número cresça quando aumentar o número de participantes na causa.

Ao aceitar fazer uma compra no site ‘Mendigo Urbano’, o internauta pode pagar o valor de um passe inteiro ou somente parte da quantia total. Esse passe é um conjunto de itens formado por uma cesta básica, roupas e um corte de cabelo. Cada passe tem o custo de R$250.

Para realizar o pagamento de um passe, a intermediação será feita pelo serviço da empresa PayPal. Os próprios internautas podem cadastrar novos moradores de rua para serem ‘comprados’. Existe um formulário pronto para que o cadastro do novo mendigo seja concluído e publicado no próprio site do ‘Mendigo Urbano’.