Universitários de baixa renda vão receber dinheiro do Governo Federal para continuação do curso

Universitários de baixa renda vão receber dinheiro do Governo Federal para continuação do cursoEstudantes universitários de Instituições Federais já podem se inscrever a partir da próxima segunda-feira, dia 13 de maio no Programa Nacional de Bolsa Permanência lançado nesta semana pelo Ministério da Educação.

De acordo com o Ministério da Educação o objetivo do programa é a democratização do ensino de qualidade. O Governo Federal vai repassar aos universitários uma bolsa auxílio mensal no valor de R$ 400,00 (quatrocentos reais), o pagamento será feito por meio do Banco do Brasil.

Podem pleitear o benefício universitários que tenham ingressado em instituições federais de ensino por meio do sistema de cotas.

De acordo com a Lei das Cotas 50% das vagas reservadas para alunos de escolas públicas são destinadas a estudantes de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1,5 salário mínimo por mês. O Ministério prevê que até o ano de 2016, as universidades federais devem reservar 50% das vagas para os aestudantes que concluíram o Ensino Médio em escolas da rede pública de ensino.

Podem participar do Programa Bolsa Permanência aqueles estudantes matriculados em cursos com a carga horária superior a cinco horas por dia e com renda per capta familiar igual ou inferior a 1,5 salários mínimos por mês.

Estudantes indígenas e quilombolas que vivem em comunicades reconhecidas também receberam o benefício, para eles a bolsa é de R$ 900,00 (novecentos reais), independente da carga horária do curso em que estão matriculados.

Durante o lançamento do Programa o Ministro da Educação, Aluízio Mercadante ressaltou que o apoio financeiro aos estudantes é importante para o desenvolvimento do país, sendo uma forma de democratizar a educação de qualidade, promover a inclusão social e minimizar as desigualdades socias tão presentes em todo o país.
Durante a cerimônia de lançamento grupos de estudantes indígenas realizaram danças em agradecimento por mais uma conquista.

+ Educação

Buscar

Curtir