Publicado em: segunda-feira, 11/07/2011

União Européia convoca reunião de emergência por causa da dívida

O chefe do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, convocou para esta segunda-feira (11) as principais autoridades que lidam com a crise da dívida da zona do euro em uma reunião de emergência. A convocação acontece devido a crescente preocupação com a chance da crise chegar à Itália, a terceira maior economia da UE.

A reunião deve contar com a presença do presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, o chefe dos ministros das Finanças da região, Jean-Claude Juncker, o presidente da Comissão Européia, José Manuel Barroso e o comissário de Assuntos Econômicos e Monetários.

As conversações estão sendo organizadas depois de uma grande venda dos ativos italianos na última sexta-feira (8), que resultou no aumento de temores que o país, pode ser o próximo a sofrer com a crise. Depois da Grécia, a Itália possuir a maior relação entre a dívida soberana e a produção econômica na zona do euro.

O encontro deve preceder outra reunião marcada previamente entre os 17 ministros das Finanças da zona do euro, a fim de discutir soluções para garantir a contribuição dos investidores do setor privado para o segundo pacote de socorro à Grécia. Na segunda-feira também deverá ser discutida a possibilidade do segundo pacote de ajuda aos grego.