Publicado em: segunda-feira, 27/02/2012

Unesp: matrículas dos convocados em terceira chamada acontecem nesta terça

A Unesp (Universidade Estadual Paulista) divulgou na sexta feira, dia 24, a terceira chamada do vestibular de verão. As matrículas destes convocados devem ser realizadas somente amanhã, dia 28 de fevereiro.

Os documentos obrigatórios para realização da matrícula são: duas fotos recentes 3X4, duas cópias autenticadas em cartório ou duas cópias acompanhadas dos originais dos itens: certidão de nascimento ou casamento, certificado que comprove estar em dia com o serviço militar, título de eleitor (para maiores de 18 anos), cadastro de pessoas físicas (CPF), cédula de identidade (RG), histórico escolar completo do nível médio e certificado de conclusão do ensino médio.

Novos alunos

Os alunos convocados podem contar com um programa de Apoio e Permanência Estudantil. O programa inclui bolsas para projetos de extensão, de aprimoramento acadêmico e de participação nos cursinhos pré-vestibulares da Unesp, auxílio alimentação e moradia para estudantes de baixa renda e oportunidades de intercâmbio.

Através de uma resolução de 1999, a Unesp proibiu a prática do trote em toda a instituição. Outras leis estaduais e federais também tornaram ilegal a prática, obrigando a universidade a punir os infratores.

Todas as unidades da Unesp realizam todos os anos atividades de recepção aos calouros, incentivando a prática de ações recreativas e comunitárias, como a doação de sangue e alimentos, ou até mesmo a plantação de mudas de árvores, prática conhecida e difundida atualmente como “trote solidário”.

Caso algum estudante seja obrigado a passar ou testemunho uma situação de violência ou constrangimento, caracterizada como ilegal, pode procurar ajudar na instituição, além de realizar uma denúncia diretamente na vice-diretoria de cada unidade.