Publicado em: quinta-feira, 28/07/2011

Unemat pode abrir curso de medicina em 2012

A Universidade estadual do Mato Grosso (Unemat) poderá oferecer o curso de medicina a partir do segundo semestre de 2012, no campus de Cáceres. A possibilidade de abertura foi indicada pelo reitor Adriano Aparecido Silva, por meio da sua assessoria. Porém, a confirmação do curso ainda depende da autorização do Ministério da Educação (MEC). Recentemente, o governador Silva Barbosa garantiu que a universidade irá receber os recursos necessários para a implantação, assim como a aquisição de equipamentos e laboratório.

A quantia necessária não foi divulgada, mas deve estar disponível para a Unemat a partir do próximo ano. O projeto para a aplicação do curso e também as condições necessárias para ser aprovado estão sendo elaborados pelos técnicos da instituição com apoio da Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), por meio da Faculdade de Ciências Médica e também consultores de São Paulo.

“O estudo está em fase de finalização, acredito que nos próximos 60 dias podemos discutir a proposta pedagógica dentro dos conselhos superiores da Unemat, ou seja, o Conselho de Ensino e Pesquisa (Conepe) e Conselho Universitário (Consuni) e também remetê-lo para conhecimento do Conselho Estadual de Educação, mas somente após a autorização do MEC é que podemos abrir o vestibular”, explicou Adriano.

O estado do Mato Grosso possui hoje apenas duas instituições que oferecem o curso na capital, Cuiabá, sendo uma pública e outra privada. O Secretário estadual de Saúde, Pedro Henry disse durante uma visita a Sinop que também está sendo analisada a possiblidade de implantação do curso na cidade, através da UFMT e outra em Rondonópolis, em uma faculdade privada.