Publicado em: sexta-feira, 26/07/2013

UnB faz investigações a respeito de ameaças a calouras

UnB faz investigações a respeito de ameaças de estupro a calourasDe acordo com a Universidade de Brasília (UnB), dois alunos do sexo masculino da faculdade de engenharia podem ter usado a uma rede social para fazer e divulgar ameaça para alunas novas na universidade. Foi feito um tipo alusão para violência sexual com o uso de uma imagem onde se segurava um cartaz com a frase: Caiu nas redes é estupro.

Nesta quinta-feira, dia 25 de julho, Sônia Marise Salles Carvalho, diretora de Assuntos Comunitários da Universidade de Brasília comentou que a instituição esta promovendo investigações a respeito de uma denúncia recebida que dois alunos da faculdade de engenharia teriam usado as ferramentas da internet redes sociais para ameaçar alunas recém-chegadas a universidade, fazendo alusão e dando a ideia de violência sexual.

O reconhecimento dos alunos se tornou possível após o estudante da faculdade de pedagogia da Unb, Virgílio Soares colocar em uma das redes sociais a tal foto ameaçadora com os estudantes do curso de engenharia portando o cartaz.

Segundo a diretora Sônia Carvalho haverá a formação de um tipo de comissão e esta será instaurada especialmente para acompanhar todo este processo em investigação do fato ocorrido. De acordo com a diretora, depois deste episódio será necessário abrir diálogo com os universitários, realizar campanhas, abordar o assunto e tomar conhecimento e proximidade dos motivos que levaram a ocorrência, para que o ato violento não torne a se repetir.

Sonia aponta que este tipo de comportamento tem por obrigação que ser bem averiguado, afinal, se mostra em dissonante desacordo as todas as normas daquela universidade. Quanto a punição que será definida aos responsáveis por tal ameaça, a diretora ainda não definiu, mas aponta que pode ir de uma advertência até a expulsão, dependendo da apuração e da gravidade dos motivos e intuitos.

A UnB tem passado por problemas de violência com seus estudantes há um tempo. No mês de março do ano passado a instituição fez a aprovação de uma resolução no intuito de tratar em normas a vivência e convivência dentro da universidade.

Existem dentro das normas da UnB a proibição para a recepções dos novos estudantes, os calouros, por parte dos veteranos no sentido de trote, em que possam submeter a qualquer situação degradantes, reconhecendo assim, com a denominação de trotes sujos. Esta mesma norma foi instituída como regras para eventos e festas na universidade.