sábado, abril 20, 2024
HomeEducaçãoUnB divulga datas do vestibular de inverno

UnB divulga datas do vestibular de inverno

A Universidade de Brasília (UnB) divulgou no final desta semana, dia 9, o cronograma para a realização do seu vestibular de inverno neste ano. As provas estão previstas para serem realizadas nos dias 2 e 3 de junho.

O calendário está dividido da seguinte forma: o vestibular deve acontecer em junho e o resultado da primeira chamada já tem previsão para ser divulgado em 13 de julho. Antes disso, nos dias 19 a 21 de maio, acontece a Certificação de Habilidade Específica e o resultado sai no dia 26 de junho.

Acontecerão também testes de proficiência em inglês e espanhol, que serão realizados entre os dias 6 de maio a 11 de julho. Para quem tem interesse na transferência para outra faculdade, a data para inscrição é 13 de maio e o resultado sai no dia 25 de julho.

A Universidade realizará também um vestibular destinado a comunidade indígena, Funai/UnB. A prova acontece no dia 2 de junho e o resultado deverá ser divulgado no dia 27 de julho.

Está previsto para o dia 9 de março o lançamento dos editais dos processos seletivos. As inscrições para os exames e o período para pedido de isenção deverão ocorrer entre os dias 16 de março a 9 de abril. A primeira chamada do vestibular de inverno está marcada para o dia 13 de julho.

Mudanças no modelo

No ano passado, a instituição implantou algumas novidades com a intenção de aprimorar os critérios de avaliação da habilidade dos candidatos em desenvolver textos. As provas contarão com, no mínimo, quatro questões discursivas em cada uma das etapas do PAS/UnB e em cada dia de prova.

As questões discursivas também terão nota de corte. Os estudantes precisarão atingir pelo menos 20% da pontuação máximo no conjunto de questões aplicadas nos dois dias de prova. Será avaliado o desenvolvimento da capacidade de elaboração de texto em português em pelo menos 50% das questões discursivas.

A nota de redação será, além de eliminatória, também classificatória. Na categoria PAS/UnB haverá prova de redação nas três etapas, e não como acontecia anteriormente, apenas na última.

Na parte discursiva também haverá fase de recursos para contestação da nota de redação, como já acontece na fase de provas objetivas, depois da divulgação dos gabaritos preliminares.

LEIA TAMBÉM

Últimas Notícias