Publicado em: segunda-feira, 12/05/2014

Uma boa alimentação resulta em pele, unha e cabelos mais bonitos e saudáveis

Uma boa alimentação resulta em pele, unha e cabelos mais bonitos e saudáveisA alimentação não reflete somente no organismo da pessoa, mas também influencia diretamente na estética (rosto, cabelos, corpo). Se manter com a pele hidratada e sem acne, as unhas fortes e os cabelos sedosos, tem ligação com o que comemos todos os dias. De acordo com a dermatologista do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, a alimentação equilibrada e balanceada é o que vai dar vitaminas e minerais essenciais para a pele, as unhas e o cabelo.

Não há segredo quanto à isso, uma coisa é fato, comendo muita verdura, legumes, frutas e carne de peixe ou frango, é possível se manter mais bonita, com a pele mais saudável. Já no caso dos alimentos enlatados, industrializados, com muito corante e conservantes, assim como os salgadinhos, só prejudicam a beleza. Para quem gosta da famosa combinação de hambúrguer e batata frita, cheios de gordura, também não irá ajudar a deixar a pele e o cabelo bonitos e saudáveis.

Acne e dieta

A dermatologista e professora da Santa Casa de São Paulo, Elisete Crocco, conta que um estudo recente revelou que uma dieta rica em alimentos hiperglicêmicos, – carboidratos, açucares, leite, sorvete, chocolate, entre outros -, aumento o funcionamento das glândulas sebáceas, que é responsável por gerar a acne. “Uma rotina alimentar à base de peixes, muitos legumes e vegetais acarretou uma melhora do problema. Acne tem relação direta com a dieta”, aconselha. A nutricionista do Hospital São Camilo, Marisa Resende, dá uma dica importante, em não exagerar nada.

“Uma alimentação equilibrada, com quantidades adequadas de nutrientes, regula todas as reações químicas e secreções hormonais dentro do nosso organismo”, afirma. “Muitos acreditam que somente os cuidados externos com a pele são suficientes para que ela esteja sempre bonita. Na verdade, o que vem de dentro também é muito importante, ou seja, o que você come. Alguns alimentos fazem bem para o organismo, e a consequência disso se vê na pele”, completa.