Publicado em: quarta-feira, 22/01/2014

Último dia para matrícula dos aprovados na 1ª chamada do Sisu 2014

Aprovados na 1ª chamada do Sisu 2014Termina hoje o período de matrícula para os estudantes aprovados em primeira chamada no Sistema de Seleção Unificada de 2014, o Sisu. O estudante aprovado precisa verificar o local, horário e procedimento para a matrícula em cada em instituição de ensino, onde foi aprovado. Neste ano, o Sisu ofereceu 171.401vagas, em 115 diferentes instituições de ensino superior.

Este ano, o Sisu registrou a inscrição de 2.559.987, conforme os dados que foram divulgados por Aloizio Mercadante, o ministro da Educação. Como cada candidato pode se inscrever em até duas opções de curso, o número total de inscrições chegou a 4.988.206. Na lista do Sisu deste ano, o curso de arquitetura e urbanismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo está entre o curso que seleciona os alunos 100% pelo Sisu, apresentando a maior concorrência, com 312 alunos para cada vaga.

Logo depois aparece o curso de Medicina, ofertado pela Universidade Federal do Acre, encerrando as inscrições com 210 candidatos para cada vaga. Em último lugar ficou para o curso de medicina da Federal de São Carlos, com quase 200 estudantes por vaga. Conforme informou o ministro do MEC, os estados com maior número de inscrições foram, em ordem, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Ceará. Entre as universidades, as que tiveram maior concorrência, em ordem, foram a Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal de Minas Gerais e a Universidade Federal da Bahia. A matrícula para os aprovados em segunda chamada acontece na próxima semana, entre os dias 31 de janeiro e 4 de fevereiro.

Entre os dias 27 de janeiro a 7 de fevereiro, acontecem as inscrições para a lista de espera no portal do Sisu. Cada candidato pode manifestar o interessa na lista de espera somente para o curso que ele preencheu como primeira opção durante sua inscrição no Sistema. O candidato que já foi convocado para a primeira opção de curso nas chamadas regulares não pode concorrer a lista de espera. A lista de espera será o sistema usada para preencher as vagas que continuaram em aberto nas duas chamadas regulares do Sistema, feita segundo critérios já definidos no edital.