Publicado em: terça-feira, 30/09/2014

Último dia do Orkut no ar

Último dia do Orkut no arConforme já havia sido anunciado, o dia de hoje, 30 de setembro, é o último dia da rede social Orkut no ar. O dono da rede social, o Google, vai tirar hoje do ar esta plataforma de relacionamento que funcionava desde 2004. De acordo com um último levantamento oficial, o Orkut tinha mais de 50% de seus usuários no Brasil, cerca de 20% na Índia, pouco mais de 15% nos EUA e o restante dividido em diversas partes do mundo. Por conta da popularidade da rede, ainda hoje, alguns protestos e mobilizações foram realizada na rede para evitar o fechamento do Orkut, servindo mais para comprovar o carinho que os membros do Brasil tem com a rede social.

Toda a internet respondeu em clima de tristeza a notícia de que o Orkut não será mais continuado pelo gigante de buscas Google. Desde que foi anunciado o fim da rede social, em junho deste ano, uma série de matérias sobre a morte do Orkut foram produzidas e alcançaram o topo das mais lidas em uma série de portais. Foi criada no Avaaz uma petição pública pedindo para que o Google mantenha o Orkut vivo e no ar, mesmo que seja apenas no Brasil. A proposta era conseguir atingir uma média de 100 mil assinaturas, mas o baixo assinado foi encerrado com pouco mais de 88 mil apoiadores e não está mais recebendo adesões.

O autor do abaixo assinado no Avaaz explica no texto que foi solicitado ao Google que o Orkut não fosse encerrado, e se possível, que a empresa preservasse as principais características da rede social, com o modelo de organizações de comunidades e fóruns, um formato não permitido no Google+, onde as comunidades que foram criadas tem um formato bastante semelhante com o dos grupos no Facebook, mas não tem proximidade com o perfil do Orkut.
Os usuários estão se mostrando conformados com o fim do Orkut e seguem desacreditados que a rede social possa realmente retornar ou ter seu fim adiado. O público já se acostou com novos perfis no Facebook, Twitter e em outras redes sociais. Se no Avaaz a adesão foi menor que o esperado, no Change.org a mobilização foi ainda pior, porque outros dois abaixo assinados foram criados, mas com número de apoiadores menor que cinco, intitulados: Contra a Desativação do Orkut e Mantenham o Orkut no Ar.