Publicado em: segunda-feira, 26/09/2011

Última tourada lota arena da Catalunha

As touradas são atrações tradicionais na Espanha. Há anos, espanhóis e turistas de “divertem” assistindo a apresentação do toureiro, que provoca o touro com sua capa vermelha e sua dança envolvente. Porém, a festa acabou nesse final de semana para a região autônoma da Catalunha. Para aproveitar a última tourada, as pessoas lotaram a arena da Catalunha.

Mais de 20 mil pessoas estavam presentes naquela que foi a última tourada da região. Isso porque, no ano passado, legisladores da Catalunha aprovaram a lei que proíbe o evento, depois que 180 mil pessoas assinaram uma petição para o fim das touradas. Quem é contra, afirma que essa é uma prática perversa e cruel, mas quem é a favor, disse que irá levar à questão à Suprema Corte do país.

O movimento que é contra as touradas é comandado por grupos que realizam a defesa dos animais. E os nacionalistas da região, concordaram com a causa. Eles defendem e marcam as diferenças culturais da região da Catalunha com relação as demais regiões espanholas.

A vitória dos ativistas foi comemorada com brinde. Porém, eles ainda vestiram preto, em sinal de luto, no sábado, para manifestarem contra as touradas que continuam sendo realizadas em outras localidades da Espanha. Segundo um dos manifestantes, seis touros morreram nesse fim de semana e outros 12 mil serão mortos em todo o país no próximo ano.