Publicado em: sábado, 31/03/2012

UFRGS divulga lista de livros obrigatórios para o vestibular de 2013

A Coperse, Comissão Permanente de Seleção UFGRS, divulgou aos interessados a lista com o nome dos livros que serão exigidos a leitura prévia e integral para o vestibular de 2013. Quatro das doze obras são novidades: uma seleção das poesias de Gregório de Matos Guerra, “O Guardador de Rebanho”, de Alberto Caeiro (Fernando Pessoa), “Memórias de um Sargento de Milícias”, de Manuel Antônio de Almeida e uma obra de Machado de Assis, “Esaú e Jacó”.

Outras obras permanecerão as mesmas: “A Educação pela Pedra”, de João Cabral de Melo Neto; “História do Cerco de Lisboa”, de José Saramago; “O Centauro no Jardim”, de Moacyr Scliar; “Contos Gauchescos”, de João Simões Lopes Neto; “Manuelzão e Miguilim (Campo Geral e Uma estória de amor)”, de Guimarães Rosa; “O Pagador de Promessas”, de Dias Gomes; “Feliz Ano Novo”, de Rubem Fonseca; e “O Filho Eterno”, de Cristóvão Tezza. Deixam a lista “O Uraguai”, de Basílio da Gama; “Lucíola”, de José de Alencar; “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, de Machado de Assis; e uma seleção de poemas de Álvaro de Campos, de Fernando Pessoa.

De acordo com uma resolução do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CEPE), desde o Concurso Vestibular de 2007 a lista de leituras obrigatórias para a prova do curso de licenciatura em língua Portuguesa é renovada todos os anos, com a substituição de quatro livros com a leitura exigida.