Publicado em: sexta-feira, 17/02/2012

UFPR divulga primeira chamada complementar do vestibular 2012

A UFPR (Universidade Federal do Paraná) divulgou ontem, quinta feira (16), a primeira chamada complementar do vestibular 2011/2012. No total, foram convocados 418 candidatos para os 80 cursos.

Os candidatos precisarão realizar o registro acadêmico na próxima quinta feira (23), após as 14 horas. As matrículas devem ser realizadas no Núcleo de Assuntos Acadêmicos, localizado no prédio histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade, na capital paranaense.

Para o registro é preciso apresentar a fotocópia autenticada do certificado de conclusão do Ensino Médio, do histórico escolar do ensino médio, do certificado de registro do nível técnico de ensino médio, certidão de nascimento ou de casamento, do RG e um comprovante de situação cadastral no CPF, que pode ser obtido no site da Receita Federal.

Os convocados que concluíram Ensino Médio fora do Brasil, precisam apresentar, além dos documentos padrões, uma fotocópia autenticada do documento de revalidação e/ou equivalência de estudo no Brasil. Caso o convocado esteja impossibilitado de comparecer, um representante, portando uma procuração pública ou instrumento particular, com firma reconhecida em cartório, deve comparecer dentro do mesmo período apresentando todos os documentos para o registro acadêmico.

Sobre a UFPR

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) é a instituição de ensino mais antiga do Brasil que nasceu com a concepção de universidade. Ela foi fundada em dezembro de 1912, como o nome inicial de Universidade do Paraná.

No ano de 1920, por conta da política do governo federal, a Universidade foi desintegrada e passou a constituir-se em diversas faculdades isoladas até o ano de 1946. Depois de reintegrada, a instituição foi federalizada em 1951, quando se tornou uma instituição pública, de ensino gratuito.

Hoje em dia, as instalações da UFPR estão distribuídas em vários pontos de Curitiba, além de diversas outras cidades do Paraná. A Universidade possui 77 opções de cursos graduação, 124 diferentes especializações, 41 mestrados e 26 doutorados. Desde 2004, a UFPR adota o sistema de cotas em seu vestibular. São 20% das vagas de cada curso para estudantes advindos de escolas públicas e 20% para alunos comprovadamente negros e pardos.