Publicado em: sexta-feira, 11/10/2013

UFC Barueri: Demian Maia é derrotado por americano

UFC BarueriRealizado na última quarta feira, o UFC Barueri, terminou de uma forma decepcionante e inesperada para o torcedor brasileiro que ocupou a arquibancada do Ginásio José Corrêa, na região metropolitana de São Paulo. A noite contava com duas lutas principais, em que os dois brasileiros foram derrotadas no octógono. Demian Maia, um dos destaques do evento, perdeu por pontos na luta contra o americano Jake Shields, no último duelo do card.

Na luta anterior, entre Erick Silva e Dong Hyun Kim, o brasileiro acabou terminando nocauteado pelo adversário. A luta principal, entre Demian e Shields foi trava principalmente no chão. Já no primeiro round, o brasileiro até que consegui marcar boas posições, mas Shields conseguiu se defender bem e nada foi finalizado. Shields tentou ainda trocar alguns golpes em pé no começo do roud seguinte, mas Demian continuou insistindo em manter o duelo no chão. No terceiro round, o brasileiro voltou ainda mais agressivo, conseguindo acertar alguns socos fortes no rosto do adversário, que sentiu o impacto dos golpes e retornou a lutar no chão até o final do terceiro round.

O quarto round contou com os dois lutadores bastante exaustos, principalmente Shields, mantendo novamente a luta no chão. O assalto acabou sendo apenas uma repetição dos outros três, com atletas tentando conseguir uma melhor posição no solo, mas sem chance real de finalização em qualquer golpe. O resumo da luta foi o que marcou o quinto assalto, com dois atletas desesperados para encontrar uma brecha na defesa do oponente, mas sem conseguir efetivamente furar este bloqueio. Os juzes acabaram por dar a vitória para Shields, em uma decisão bastante dividida.

O americano afirmou ao final que esta teria sido uma das lutas mais difíceis de sua vida, se somando as experiências em que lutou contra Georges St-Pierre e Dan Henderson. O resultado da luta revoltou a torcida paulista, que em meio a muito barulho, deixou a arena onde acontecia a disputa. Ao lado de Erick Silva, que também foi derrotado por um estrangeiro foi Iliarde Santos, derrotado por Chris Cariaso. Mesmo com estes resultado, os brasileiros conseguirem levar a melhor sobre os visitantes no resultado final, com seis vitórias, contra três derrotas.