Publicado em: quarta-feira, 12/03/2014

Twitter tem dia instabilidade após sequencia de problemas com postagens

Twitter tem dia instabilidade após sequencia de problemas com postagensNa última terça-feira (11), o microblog Twitter ficou fora do ar para os usuários das versões desktop e mobile. A maioria sequer conseguia fazer login no sistema. O Twitter confirmou que houve queda geral na rede, mas que o bug causador foi eliminado. O problema não afetou apenas aplicativos como HootSuite e TweetDeck, que trabalhavam com o feed do microblog normalmente.

Um comunicado foi postado no site Twitter Stats, informando que o problema foi motivado inesperadamente durante uma manobra de software, que foi revertida assim que o problema foi identificado. A equipe que gerencia o microblog pediu desculpas aos usuários pelo transtorno.

Quem estava logado no momento da instabilidade foi desconectado, e ao tentar conectar novamente recebeu uma mensagem publicada em casos de instabilidade, afirmando que “algo está tecnicamente errado”. Depois, a página inicial do Twitter foi alterada para um aviso de que o sistema estava em manutenção.

Bug deixou postagens privadas expostas

No último domingo (9), o Twitter anunciou que foi corrigido um bug que permitia o acesso, por parte de alguns usuários, a tuítes de contas protegidas. O problema começou em novembro do ano passado, e levou quatro meses para ser eliminado.

O único detalhe revelado sobre o bug solucionado é que a leitura do conteúdo acontecia por meio de mensagens SMS ou notificações. Estima-se que o problema afetou quase 94 mil contas ao redor do mundo. Todas as pessoas que se inscreveram para seguir contas restritas por meio do bug foram removidas.

Quem foi prejudicado pelo problema receberá, por e-mail, explicações sobre o fato e um pedido oficial de desculpas por parte da equipe gestora do Twitter. O alcance do bug foi relativamente pequeno em relação ao número de contas cadastradas, mas a equipe considera inaceitável que isso aconteça.