Publicado em: terça-feira, 11/10/2011

Twitter poderá usar “tweet” após um acordo

Nem tudo é tão original assim na internet. Alguns termos são “emprestados” de empresas que já o utilizavam antes. Foi o que aconteceu com o Twitter e o famoso termo “tweet”, que seria tuitar, em bom português. De acordo com a reportagem do Wall Street Journal, a empresa Twittad, que é uma agência de publicidade registrou o termo antes do Twitter.

A agência utiliza o termo em seu slogan “let your ad meet tweets” (“deixe seu anúncio encontrar tuites”). Porém, o Twitter já conseguir um acordo com na Justiça norte-americana para utilizar o termo. A Twittad passará os direitos de uso de “tweet” para a rede social, mas poderá utilizar o termo em seus anúncios publicitários.

Essa briga judicial já tem alguns anos e somente agora teve um desfecho. Com tudo devidamente acertado, o Twitter, que dizia sempre que a palavra tornou-se popular antes do registro feito pela outra empresa, terá todos os direitos sobre “tweet”. A Twittad poderá continuar utilizando a palavra em seu slogan.

A matéria do Wall Street Jounal não diz que o Twitter pagou algo para a Twittad para que esta passasse os direitos da palavra para o site. Aos usuários, que são pouco ou nada afetados com essa decisão, resta continuar twittando como se nada tivesse acontecido.