Publicado em: quinta-feira, 02/05/2013

Twitter estuda novo sistema de segurança

Twitter estuda novo sistema de segurança Depois de inúmeros ataques a perfis, com mensagens falsas, senhas e dados roubados, o microblog Twitter anunciou, segundo a revista ’Wired’, que está desenvolvendo um novo sistema de segurança para garantir a seus usuários mais tranquilidade ao utilizar o site.

O sistema já é utilizado por outros sites de relacionamentos, como o Facebook e o Google. Consiste na criação de mais uma barreira para autenticar a entrada na conta do usuário. O sistema ainda está em estudo no Twitter, mas deve ser feito com uma validação de informação feita via celular.

Desde outubro do ano passado, quando houve uma falha no sistema de segurança do microblog, os usuários cobravam do Twitter uma nova postura em relação a fragilidade do site. Tamanha necessidade, que o site foi obrigado a proteger melhor suas contas para não perder os usuários.

Na semana passada, outro episódio grave de invasão de perfis no Twitter acometeu os Estados Unidos. O perfil da rede de notícias ‘Associated Press’ foi invadido por phishing (e-mail falso que rouba dados pessoais) e publicou uma notícia falsa ‘Duas explosões na Casa Branca e Barack Obama está ferido’.

Além deste recente ataque a um perfil de mídia social, no mês de março o perfil oficial da Fifa/Copa do Mundo, a BBC, NPR, entre outros, também tiveram suas contas invadidas e conteúdos mentirosos publicados. Tudo isso forçou o Twitter a garantir, mesmo que tarde, uma maior segurança aos seus usuários.

Se você teve sua conta do Twitter hackeada, fique calmo. A primeira coisa que você deve fazer é mudar sua senha. Caso seu perfil esteja suspenso pelo microblog, acesse o portal do Twitter e e procure a ferramenta para reativar a conta. Quando você conseguir acessar novamente seu perfil, exclua as mensagens falsas e avise seus contatos que você foi vítima de ataque na internet. Outra dica básica é a instalação de um antivírus. É muito importante ter um sistema de segurança ativo em seu computador.