Publicado em: sexta-feira, 29/07/2011

Twitter divulga sistema de mensagens patrocinadas por empresas na página inicial do usuário

O serviço de microblog Twitter anunciou ontem (28) em seu blog oficial que vai oferecer mais uma opção aos empresários que tem um perfil na sua rede. Os desenvolvedores chamam de Promoted Tweet, o qual será posicionado na parte superior da timeline dos usuários e vai conter as mensagens das empresas que escolherem ter seus tweets divulgados dessa forma. As mensagens vão permanecer ali pelo mesmo tempo necessário até surgir outra e não vão se repetir automaticamente.

De acordo com o texto publicado no blog da empresa, “estamos introduzindo uma forma de assegurar que os tweets mais importantes das organizações que você já segue, colocando-os próximo ou no topo de sua timeline. Esses tweets patrocinados vão aparecer como os outros, apenas uma vez. Eles também poderão ser facilmente retirados da sua timeline com um simples clique.” Com isso, o usuário do Twitter precisa primeiramente optar por seguir o perfil de uma empresa para depois conseguir visualizar os Promoted Tweets na sua própria timeline.

A iniciativa partiu da crescente necessidade do próprio Twitter de tornar o seu serviço mais rentável para a sua empresa. Até então, os usuários só tinham visibilidade maior quando eram diretamente mencionados ou retwittados voluntariamente pelos internautas.

Além disso, já é possível ver nos Trending Topics, lista de assuntos mais comentados no microblog, alguns temas patrocinados. A empresa deve seguir a mesma estratégia com relação aos Promoted Tweets, mas esse recurso ainda está em fase de testes.