Publicado em: terça-feira, 05/07/2011

Twitter da Fox News invadido por hackers anuncia morte de Obama

No dia da comemoração pela declaração da independência dos Estados Unidos da América (EUA), o grupo de hackers Scriptkiddies assumiu a responsabilidade pela invasão à conta do Twitter da emissora de notícias Fox News. A notícia falsa enviada pelo grupo de invasores foi sobre a morte do presidente americano, Barack Obama. Além de informarem que Obama teria sido assassinado com dois tiros em um restaurante, o grupo desejou sorte ao vice-presidente quando assumisse o cargo.

Quando anunciaram que a conta da Fox News (@foxnewspolitics) foi invadida, os seguidores da emissora e outros twitteiros que acompanharam o acontecimento transformaram a notícia em um dos Trending Topics. Esse é o nome dado aos assuntos que se tornam mais populares na rede, pois são os mais mencionados nas mensagens enviadas pelos usuários da rede social.

O nome dado ao grupo é uma referência aos internautas que usam tecnologia mais simples para hackear os sites na internet. A mensagem falsa sobre a morte do presidente americano ficou pouco tempo no ar, sendo que pouco tempo depois da publicação a equipe da Fox News anunciou ter recuperado controle total sobre a sua conta do Twitter. A primeira mensagem falsa foi publicada na madrugada do dia 04, a 01h do horário de Washington.

Ainda não se sabe qual foi o motivo para tal invasão, mas especula-se que tenha sido uma “piada” para comemorar a data da independência americana. Além dessa última invasão, outro site do grupo Fox já havia sido invadido pelo grupo Lulz Security. A emissora é a maior rede de notícias do país e tem caráter conservador.