Publicado em: quarta-feira, 11/01/2012

Twitter critica mudanças anunciadas no sistema de buscas do Google

O Twitter, serviço de microblog, criticou as mudanças anunciadas pelo Google na terça-feira (10) sobre o novo funcionamento do seu sistema de buscas. Para a rede social de 140 caracteres, as alterações divulgadas pela gigante da internet vai desfavorecer clientes e empresas, pois tornará mais difícil a busca por notícias urgentes, as quais normalmente são bastante veiculadas no próprio Twitter. As críticas surgiram horas depois do anúncio, o que destaque a crescente rivalidade entre as duas empresas.

“Como vimos repetidas vezes, as notícias urgentes surgem primeiro no Twitter. Como resultado, contas do Twitter e tweets são muitas vezes os resultados de busca mais relevantes. Estamos preocupados com a possibilidade de que, como resultado das mudanças no Google, encontrar essas informações fique mais difícil para todos. Cremos que as mudanças são ruins para as pessoas, editores, organizações noticiosas e usuários do Twitter”, afirmou o Twitter em comunicado.

Além do descontentamento do Twitter, o Google vem passando por investigações após ser acusado de favorecer os seus próprios serviços nos resultados das buscas feitas com a sua ferramenta. Sobre a possibilidade de recorrer às autoridades para fazer uma reclamação formal, um porta-voz do Twitter não quis se pronunciar a respeito.

Em contrapartida, o Google respondeu o site de microblog com um comentário público. “Estamos um pouco surpresos com os comentários do Twitter sobre o Search plus Your World, porque eles optaram por não renovar seu acordo conosco, no ano passado”, declarou a empresa. O acordo foi assinado em julho entre o Google e o Twitter e expirou no mês de julho.