Publicado em: segunda-feira, 17/10/2011

Twitter – Consumidores insatisfeitos utilizam redes sociais para fazerem reclamações

Antigamente o consumidor passava horas e horas no telefone com o Serviço de Atendimento ao Consumidor para que algum problema fosse resolvido. Às vezes, essas horas perdidas não serviam para nada, pois o insatisfeito consumidor ainda ficava sem resposta para suas queixas. Com o advento da internet e o desenvolvimento das redes sociais, as coisas parecem que estão melhorando.

A internet é uma ferramenta indispensável no mundo globalizado, seja para relacionamento, trabalho, manter-se informado ou buscar seus direitos. O analista Eduardo Lyvio já fez uso das redes sociais para reclamar um produto com defeito. Através de uma página no Twitter, ele reclamou sobre o produto e em aproximadamente 10 minutos a empresa o havia respondido com uma solução.

Segundo analistas em mídias sociais, isso também pode servir como propaganda para as empresas. Muitas pessoas estão lendo o que está sendo dito, a reclamação é compartilhada. Desde forma, a resposta também pode ser vista por milhares de pessoas, dando assim a oportunidade da empresa ganhar credibilidade e boa imagem com o consumidor.

Uma empresa criou o primeiro site do país na área de defesa do consumidor. São aproximadamente quatro milhões de acessos por mês registrando sete mil reclamações. O consumidor envia a queixa para o site e ela vai para a empresa, que recebe as informações da pessoa e um link para respondê-la.