Publicado em: quinta-feira, 18/08/2011

Twitter chinês registra mais de 200 milhões de usuários somente na China

Empresa que desenvolve produtos para a internet, a Sina anunciou nesta quinta-feira (18) que o seu site de microblogging Weibo conta com 200 milhões de usuários na China. O Weibo é como se fosse uma cópia oriental do Twitter e foi o primeiro desse estilo a ser desenvolvido para o país chinês. Atualmente, o Weibo também tem usuários cadastrados de Hong Kong, da Malásia e de Taiwan. O Twitter também registra ter esse número de usuários, mas com a diferença que é usado em todas as regiões do mundo.

Até o mês de abril, o Weibo havia registrado que estava com 140 milhões de usuários. O registro realizado pelo Twitter, no qual informava ter 200 milhões de usuários, foi anunciado no mês de julho. O diferencial na China, porém, é que o governo vigente bloqueou o acesso às redes sociais ocidentais, como o próprio Twitter e o Facebook. O Weibo existe desde setembro de 2009.

Apesar de o governo tentar barrar o acesso a sites específicos, alguns internautas conseguem burlar o sistema ao usarem redes privadas e alterarem as configurações proxy. Além disso, no caso do Google, por exemplo, foi inventado um endereço de buscas como um “espelho” da gigante, o qual publicava as respostas da pesquisa com o texto ao contrário.

Em comparação com outras redes sociais, o diferencial do Twitter é permitir a comunicação por meio de “seguidores”. Além disso, as mensagens publicadas não podem ultrapassar 140 caracteres, o que acaba incentivando a produção de textos mais curtos e objetivos.