Publicado em: terça-feira, 26/02/2013

TV iraniana coloca mangas no vestido de Michelle Obama

TV iraniana coloca mangas no vestido de Michelle ObamaUm dos pontos altos da cerimônia do Oscar 2013, que aconteceu neste domingo (24) foi o anuncio do prêmio vir direto da Casa Branca, com a primeira-dama Michelle Obama abrindo o envelope para anunciar o grande vencedor.

Contudo, a escolha do vestido com alças finas deu trabalho para os países orientais que assistiram a transmissão. Normalmente, na televisão ou jornal impresso mostram mulheres com os ombros e peitos cobertos, de acordo com as leis do país.

Por isso, o vestido de Michelle Obama recebeu um tratamento de imagem pela televisão estatal iraniana e seu vestido recebeu manga e um decote mais discreto. O Irã tinha bastante interesse no anuncio do melhor filme, já que Argo conta a história conturbada que o país tem com os Estados Unidos.

A prática de ‘ajustar’ as roupas em fotos e imagens é comum no país. Para transmitir alguns filmes, eles passam por um tratamento especial, a fim de cobrir partes do corpo que não são mostradas culturalmente nesta região e respeitar as leis locais.

Repercussão de Argo

O departamento de Estado americano parabenizou o prêmio do filme ‘Argo’, que mostra a história real de diplomatas que sofreram ataques em missão na Líbia, no fim da década de 70 e início de 80.

O próprio departamento permitiu que Ben Affleck filmasse algumas cenas na sede do edifício, que fica em Washington. Por outro lado, a televisão estatal iraniana criticou a premiação do Oscar e diz que Argo é exagerado, desproporcional e tem muitas cenas que não condizem com a realidade.

Só assistindo mesmo para saber quem está exagerando nos elogios ou nas críticas!